ICTL destaca importância da equipe de enfermagem no processo de tratamento

Gisele Mendes

O Dia Mundial da Enfermagem é comemorado nesta sexta-feira (12) e o ICTL (Instituto do Câncer de Três Lagoas) faz questão de ressaltar a importância desses profissionais, que realizam um trabalho ímpar e que contribui com o tratamento de cada paciente.

Uma dedicatória define o trabalho desses profissionais no instituto: “Profissional de Enfermagem, o branco da sua roupa transmite a paz, o calor do seu coração aquece a alma, a sua dedicação levanta o ânimo, o seu sorriso alegra o coração, o seu carinho faz muita diferença, o seu toque transmite energia. Por isso, você é uma dádiva de Deus na vida daqueles que precisam da sua dedicação. Neste seu dia, lhe desejo muita paz, alegria e prosperidade e que o Senhor Deus ilumine sempre a sua vida”.

Esse texto foi dedicado pela enfermeira chefe da Oncologia do ICTL, Rose Silva. De acordo com ela, o dia é do enfermeiro, porém, toda a equipe, que inclui técnicos e auxiliares de enfermagem, é fundamental em todas as etapas do tratamento de quem luta contra o câncer.

“São eles que administram os medicamentos, dão banho, quando necessário, trocam os curativos. Enfim, eles são importantes em todas as etapas e são fundamentais na equipe do ICTL”, destacou.

Conforme Rose, o trabalho da equipe vai além de tudo o que já foi citado. Além do que já faz parte da rotina, enfermeiros ouvem os desafios, desabafos de cada paciente e os aconselham. “Em muitas ocasiões, choramos juntos com eles, pois somos seres humanos e frágeis”, disse.

Dedicada a profissão de técnica em enfermagem há 35 anos, Valdelice Massal de Oliveira atua há dois anos no setor oncológico. Sempre com um sorriso no rosto e simpatia que se vê de longe, ela destaca que o trabalho desenvolvido pela equipe é importantíssimo para o processo de tratamento. Isso porque, cada paciente recebe a notícia de que tem câncer de forma particular. “Temos que ter cautela, temos que oferecer muito carinho para eles e também para a família, é um trabalho muito lindo, sou feliz pela escolha que fiz”, salientou.